Pular para o conteúdo principal

Alimentos que prejudicam o coração também são ruins para o cérebro



Alimentos que prejudicam o coração também são ruins para o cérebro.


   Uma nova pesquisa sugere que aquilo que consideramos prejudicial e benéfico ao coração pode surtir os mesmos efeitos no cérebro. De acordo com o estudo, que foi publicado nesta sexta-feira no periódico Annals of Neurology, revista médica da Associação Americana de Neurologia, as gorduras saturadas, que aumentam os riscos de doenças cardíacas, podem também danificar a função cognitiva. Por outro lado, as gorduras boas, ou as insaturadas, além de ajudarem na função cardiovascular, são associadas a uma melhor memória.
    Essas conclusões se basearam em dados de mulheres idosas. O trabalho foi feito no Hospital Brigham and Women (BWH, na sigla em inglês), que é ligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Os pesquisadores observaram dados de 6.000 mulheres com mais de 65 anos inscritas no Estudo da Saúde da Mulher, desenvolvido pelo governo americano.

   Além das informações disponibilizadas por esse levantamento, a equipe realizou, a cada dois anos, testes que avaliaram as funções cognitivas das participantes.
As mulheres que relataram ingerir maiores quantidades de gordura saturada, que podem vir do consumo de carne vermelha e manteiga, por exemplo, tiveram piores resultados nos testes de função cognitiva geral e memória do que aquelas que consumiam menos quantidades do alimento.

Além disso, segundo a pesquisa, as participantes que comiam mais gordura monoinsaturada, que pode vir do azeite de oliva, por exemplo, em relação àquelas que consumiam menos, tinham cognição e memória melhores.
“Quando olhamos para a função cognitiva, o que parece importar não é a quantidade de gordura consumida, mas sim qual é o tipo de gordura que estamos ingerindo”, diz Olivia Okereke, especialista do Departamento de Psiquiatria do BWH e coordenadora do estudo. "Substituir a boa gordura no lugar da má é uma mudança dietética bastante simples que pode ajudar a prevenir o declínio na memória".

Essa alteração pode ser feita com a troca de manteiga por azeite de oliva na hora de fritar algum alimento, por exemplo. Para a pesquisadora, essas medidas são fundamentais para a saúde do idoso e pode diminuir o risco de doenças como o Alzheimer, por exemplo.
Saiba mais
GORDURA SATURADA
Aumenta o LDL no organismo, que se deposita nas artérias e eleva o risco de problemas cardíacos. Pode ser encontrada em frituras, carne vermelha e em laticínios em geral.
GORDURA INSATURADA Ajuda a reduzir os triglicerídeos, um tipo de gordura que em alta concentração é prejudicial, e a pressão arterial. Pode ser monoinsaturada ou poli-insaturada. Essa última pode ser, por exemplo, Ômega 3 e 6, que são os chamados ácidos graxos essenciais e são as gorduras encontradas em peixes, linhaça, castanhas e azeite de oliva.
COGNIÇÃO Conjunto de processos mentais usados no pensamento, na percepção, na classificação, no reconhecimento, na memória, no juízo, na imaginação e na linguagem. O comprometimento cognitivo é uma das características mais importantes da demência, como na doença de Alzheimer

Fonte: Veja Online


Leia mais:








Comentários

  1. Eu acho que... .... Hãn, o post era sobre o que mesmo??
    kkkkk eu como muita carne vermelha... muita gordura... deve ser verdade mesmo.

    Bjinhos
    ilmacavalcante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! adorei o blog, ja estou seguindo, se quiser retribuir, eu agradeço.. http://imnanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. nossa, quantas coisas. eu me cuido muito na alimentação, não como carne, então procuro muitos grãos e legumes. ah, e gordura, só se for azeite de oliva. fritura, uma vez por ano.

    http://www.shakespearedebatom.com/

    ResponderExcluir
  4. Você já havia me enviado um comentário assim: "olá florzinha (: blog super fofo ;* me visita quando der http://raquelbiancaa.blogspot.com beijos '-']" E eu havia visitado e comentado ;S Tchau, www.thingsofadreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nooooossa fiquei mal agora, pois eu tenho uma péssima alimentação, mas vou me cuidar!

    ei ei to começando no blogger, se puder da uma olhadinha!

    http://corujaecoracao.blogspot.com.br/ bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito bom saber disso tudo ~
    Flor, já estou seguindo seu blog aqui
    estou te espenrando lá no meu em ? rsrs

    - http://anaclara-pink.blogspot.com

    Beijos,
    fica com Deus !

    ResponderExcluir
  7. é sempre bom se cuidar, mas ta aí uma coisas que eu não sabia! Amei aqui, muito fofo e caprichoso o blog! Estou seguindo e venho te convidar para visitar o meu cantinho e se gostar me seguir também! beijos http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto.
    Mta coisa q não sabia!
    bjooos

    http://danymake-up.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante!! Gostei

    Bjs
    http://www.urbanadeporcelana.com

    ResponderExcluir
  10. obg pela visitinha amr seguindo de volta xoxo post novo http://fastfashionpink.blogspot.com.br/2012/05/heeey-dolls-postando-hoje-aqui-no-blog.html

    ResponderExcluir
  11. Super informativo e importante!
    Nossa adorei...
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii Raquel, nossa que super post menina, quanta coisa eu não fazia ideia. A blogesfera precisa de mais posts assim, parabéns.
    beijãooo \o/

    ResponderExcluir
  13. Oi Florzinha!
    Adorei o post! Super interessante . Explica direitinho....Quanta coisa a gente compra mas não fazia ideia do que contem. Ótima dica de saúde! Bj
    pepperbijux.blospot.com
    www.facebook.com/pepperbijux

    ResponderExcluir
  14. Interessante! Let's follow each other?
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, obrigada pela visita, e vim retribuir, e por sinal já estou seguindo rs...

    será bem vinda se seguir o meu, beijinhos =*

    ResponderExcluir
  16. Olá, Meu nome é antos, fiquei feliz em encontrar seu blog, pois ele contém informações úteis para mim e para todo mundo, eu quero que você saiba, se eu posso ser seu amigo? Eu vou sempre visitar seu blog, porque eu quero ouvir de você, eu sou muito feliz se nós podemos ser amigos, visite meu blog e deixar seus comentários, e junte-se como um seguidor no meu blog.

    Eu sempre vou compartilhar com você, porque você está atraente para mim. Eu vou sempre esperar por notícias de você. Obrigado.

    Eu escrevi para o Google tradutor

    ResponderExcluir
  17. ótimas dicas!
    www.pinkwomanfashion.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel!
    Muito legal seu alerta!
    temos que nos cuidar desde sempre né?
    Beijos ;*

    www.nataliacursi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentário, elogio ou sua critica

Postagens mais visitadas deste blog

Como tirar o amarelado do solado do tênis/sapato

       Good good afternoon, que sábado ensolarado em Paulo Afonso, de queimar o juízo de um, bom o post de hoje é em relação aos nossos sapatos e tênis com solados amarelados, logo quando vi que os adidas voltavam com tudo, fui correndo atrás dos meus e quase morri de raiva quando vi a cor que eles estavam, amarelos sim, com solado amarelados, fui correndo pra o whats pergunta as tias, amigas como tirar para usa-lo, depois fui buscar na internet, achei várias coisas e vários vídeos, resenhas enfim ( não tenho foto do antes dos meus sapatos, uma pena, não pensava que podia virar post para o blog, achei algumas fotos na internet ).       Resumindo, tentei de tudo, sabe o que é tudo, paste de dente de várias marcas, nada deu certo, eis que depois de tanto procurar, achei um vídeo no youtube que ensina com vanish ( aquele que nossas mães usam pra lavar roupar ) e água oxigenada vol 40.( sim água oxigenada que usamos em tinturas de cabelos ), foi o único que deu certo. Então va

enfermagem, doces, bolos, formatura

    Sem ter o que fazer sábado a noite, resolvi procurar coisas diferentes sobre a enfermagem e doces, formaturas e tudo mais ... achei algumas fotos minhas lindas, estão ai vai algumas  .                                                      Mesa para formatura ou aniversário Adorei os brigadeiros para TPM pilulas caixinha de remédios fofo *-* qual o seu tipo sanguíneo? ameii de chocolate, adoro bolos, vou postar alguns tipos cada um tem seus detalhes todo paramentado este enfermeiro na seringa curativos (: lindinho lindo com jaleco rosa, eu quero esse *-* A Enfermagem pode ser vista de várias formas, ai vai algumas espero que gostem, beijinhos coloridos até a próxima Raquel Bianca

Look de São João - Xadrez para Gordinhas

Boa Tarde meninas, o post de hoje é super especial, foi um pedido de uma leitora, dicas de looks com roupas xadrez devido estarmos próxima do São João, para as gordinha, sim, gordinhas, que tem amor ao seu corpo, sem problemas ou neuras, depois de uma boa procurada na internet, achei looks incríveis, dando aproveitar aquela roupa usada no ano passado. Da para usar tanto para festas em família como aquela saidinha para festas tradicionais.