Pular para o conteúdo principal

ENFERMAGEM !



Hoje eu tive “ quase” certeza, que a enfermagem assim como o Sistema Único de Saúde, é uma utopia e um descaso com os pacientes. A paciente chega ao Hospital Pink* as 6:00 da manhã com placas eritematosas por todo corpo, mãos e orelhas edemaciadas, com prurido, porém só é atendida as 8:00 da manhã, pelo fato de conhecer uma das técnicas de enfermagem do local e não agüentar mais se coçar, ao ser atendida pelo médico acaba sabendo que não foi atendida antes, porque o médico que estava no plantão, desde a noite anterior, esperou o médico que chegaria as 7:00 da manhã para fazer a passagem de plantão e começar a atender os demais pacientes da emergência, fica sabendo também que existia naquele momento 4 médicos para fazer atendimento da emergência, mais que nenhum deles se dispõe a atender os pacientes, a paciente deve diagnóstico, que aquilo poderia ser acontecido por alergia alimentar, foi passado  alguns medicamentos para serem administrado no hospital, mais nenhum para tomar em casa ou restrição alimentar. Outro fato que me chamou atenção foi que já na sala para administrar medicamentos, o despreparo da profissional, pelo fato dela ter esperado o retorno de uma quantidade de sangue considerável para administrar o medicamento, após essa administração de quase 20ml, mandou a paciente se levantar e ir embora, como assim? E o tempo de espera, para a paciente não se sentir tonta ou desmaia, este por sua vez não foi levado em consideração.
A paciente retorna ao mesmo hospital as 17:00 com os mesmo sinais e sintomas, o que me chama atenção logo na entrada, é a perca do prontuário da paciente. Como assim? A paciente estava no hospital pela manhã e a tarde já não se sabe onde está o prontuário? Imagine se ela só retornasse daqui a 2 dias com os mesmos sinais e sintomas, iria tomar a mesma medicação que já foi administrado e não fez efeito. Falta de organização, falta de ética com os pacientes, falta de comprometimento, descaso com a saúde e pacientes. Porém o atendimento só ocorre as 18:30, como assim? Emergência e você passa mais de meia hora para ser atendido em um local, onde não passava de seis pacientes para serem atendidos. Isso tudo ocorre em meio a técnicas e enfermeiras desfilando pelos corredores dos hospital, conversando, sem qualquer tipo de identificação.
Ao ser atendida pelo médico, os demais profissionais entram e saem da sala, sem bater na porta, pedir licença, dar boa noite aos pacientes, será que além de não exercerem suas funções, não foram educados por suas família ou a faculdade e os cursos técnicos não lhe ensinaram boas maneiras? Além de tudo isso, interrompem a consulta, a enfermeira por sua vez termina de fazer as prescrições e evoluções dos prontuários, a beira da pia, em cima de banco. Ao passar para a sala de administração de medicamentos, nos deparamos com uma sala super lotada de pacientes, alguns com soro, outros esperando para serem medicamentos a algum tempo cerca de 10 minutos e cadê os profissionais? Bom nessa mesma sala tinha quatro técnicos, uma pessoa que trabalhava no berçário, um técnico da SAMU que chegava com uma paciente que havia sofrido um acidente de modo e um porteiro, o que todos fazia na sala cheia de pacientes e todos esses profissionais aglomerados? Eles simplesmente conversavam, sabe quando eles resolveram trabalhar ou melhor ainda mostrar serviço, quando o médico entrou na sala para ver a paciente do acidente de modo.
O pior de tudo ainda estava por vim, a paciente tinha prescrição de um medicamento IM, que por falta de local e superlotação, foi administrada no banheiro da sala, nesse meio tempo foi observado o despreparo dos profissionais, pelo fato da técnica ter dificuldade em colocar o esfigmo. para eferir a PA e aferiu de forma totalmente errada.
O ponto forte de todo esse atendimento é que nenhum dos profissionais utilizavam os EPIs necessários, principalmente as luvas, apesar de ter duas caixas bem a sua frente e perto deles, depois que ocorre os acidentes de trabalho a culpa é a sobrecarga de trabalho, falta de material, isso ou aquilo, na verdade a culpa muitas vezes são dos próprios profissioanis ou mais ainda da própria enfermagem, que não se poe em seu lugar. Para exercer suas funções conforme seu Código de Ética, em momento algum foi feita a triagem dos pacientes pelo enfermeiro, alias, cadê o enfermeiro? Eu até o momento não o encontrei naquela ocasião e nem o identifiquei em meio a todos aqueles profissionais. E nem muito menos existia algum enfermeiro para fiscalizar e orientar os demais prossifionais nas suas funções objetivas, fato bastante interessante, pois uma vez liguei ao hospital em busca de uma enfermeira para realizar um trabalho e me informaram que eu tinha que saber com qual enfermeira queria falar, pois no hospital tinha quatro profissionais e a cada turno era uma diferente, mais isso aconteceu a uns dois anos, será que agora elas foram resumidas a nenhuma? Não sei e nem posso saber, afinal a enfermagem naquele local não existi ou tem só o nome, porque nem sala eles tem.
Observando tudo, percebi que o local onde estavam os medicamentos era uma total bagunça que todos poderiam notar, ai começo a compreender um pouco, porque acontece tantos erros na administração de medicamentos, confusão quanto aos acessos e alimentação, este descaso ocorre pela falta de estrutura, estudo e despreparo dos profissionais, principalmente a enfermagem, que não exerce sua função de fiscalizar, orientar, humanizar e se necessário até educar e ensinar boas maneiras e a total falta de comunicação entre paciente < == > profissional.
O que venho percebendo é que hoje em dia além do descaso com a saúde, a enfermagem está mais desvalorizada ainda por conta dos seus erros, falta de preparo, de comunicação, humildade, educação, mal remunerados, carga de trabalho excessiva, contudo, o vejo mais evidente é que, as auxiliares querem exerce funções das técnicas, estas por sua vez querem fazer as funções da enfermeira, que por sua vez, é uma profissional frustrada que não conseguiu fazer medicina e quer exercer as funções do médico, isso também pode acontecer por medo de perde seu emprego elas acabam se sujeitando a isso, mostra-se assim, que estas não conhecem profundamente o curso que fizeram ou código de ética assim, como sua legislação. Dessa forma não são capazes de lutar por seus direitos, assim como exercer seus deveres perante a sociedade.

Eu realmente fico muito triste quando vejo que profissionais recém- formados, não se esforçam para colocar em prática tudo que aprendeu enquanto acadêmico, eu sei e tenho consciência que nem tudo que vamos aprender vamos fazer, mais se pelo menos agente conseguir mudar um pouco, se todo mundo fizer um pouco, pouco a pouco vamos conseguir exercer a enfermagem de forma ampla, eu vos digo com toda sinceridade, isso pode ser até imaturidade, mais se quando eu me forma e for trabalhar, eu não conseguir exercer ou tentar exercem o que a enfermagem realmente é, eu prefiro não trabalhar, prefiro ficar na minha casa, do que proporcionar um atendimento que não é digno as pessoas que não tem acesso a informação como deve ser. A enfermagem, abaixa a cabeça para qualquer empecilho. que colocam na sua frente e se tornam profissionais acomodados, que pensam, eu faço o que posso, o que importa pra mim é meu salário no final do mês, e o juramento que você fez ao concluir o curso? Este você já esqueceu porque o que importa para muitos agora é o salário, é a quantidade e não a qualidade de atendimento prestado. Vamos abrir os olhos, é desse jeito que todos queremos que a enfermagem seja valorizada? Penso que não, vamos nos unir, lutar e mostrar não só a população como os demais profissionais da saúde,  o poder, determinação e dedicação que a enfermagem tem.
A enfermagem é uma ciência, mais acima de tudo é uma arte, É CUIDAR !


*( nome fictício), para não comprometimento da instituição e da acadêmica.

Por: Raquel Bianca, acadêmica de Enfermagem. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como tirar o amarelado do solado do tênis/sapato

       Good good afternoon, que sábado ensolarado em Paulo Afonso, de queimar o juízo de um, bom o post de hoje é em relação aos nossos sapatos e tênis com solados amarelados, logo quando vi que os adidas voltavam com tudo, fui correndo atrás dos meus e quase morri de raiva quando vi a cor que eles estavam, amarelos sim, com solado amarelados, fui correndo pra o whats pergunta as tias, amigas como tirar para usa-lo, depois fui buscar na internet, achei várias coisas e vários vídeos, resenhas enfim ( não tenho foto do antes dos meus sapatos, uma pena, não pensava que podia virar post para o blog, achei algumas fotos na internet ).       Resumindo, tentei de tudo, sabe o que é tudo, paste de dente de várias marcas, nada deu certo, eis que depois de tanto procurar, achei um vídeo no youtube que ensina com vanish ( aquele que nossas mães usam pra lavar roupar ) e água oxigenada vol 40.( sim água oxigenada que usamos em tinturas de cabelos ), foi o único que deu certo. Então va

enfermagem, doces, bolos, formatura

    Sem ter o que fazer sábado a noite, resolvi procurar coisas diferentes sobre a enfermagem e doces, formaturas e tudo mais ... achei algumas fotos minhas lindas, estão ai vai algumas  .                                                      Mesa para formatura ou aniversário Adorei os brigadeiros para TPM pilulas caixinha de remédios fofo *-* qual o seu tipo sanguíneo? ameii de chocolate, adoro bolos, vou postar alguns tipos cada um tem seus detalhes todo paramentado este enfermeiro na seringa curativos (: lindinho lindo com jaleco rosa, eu quero esse *-* A Enfermagem pode ser vista de várias formas, ai vai algumas espero que gostem, beijinhos coloridos até a próxima Raquel Bianca

Look de São João - Xadrez para Gordinhas

Boa Tarde meninas, o post de hoje é super especial, foi um pedido de uma leitora, dicas de looks com roupas xadrez devido estarmos próxima do São João, para as gordinha, sim, gordinhas, que tem amor ao seu corpo, sem problemas ou neuras, depois de uma boa procurada na internet, achei looks incríveis, dando aproveitar aquela roupa usada no ano passado. Da para usar tanto para festas em família como aquela saidinha para festas tradicionais.