Boa noite meus amores, algum tempo sem postar e então vamos iniciar o ano falando sobre #SAÚDE sim, como já tinha combinado com vocês uma vez mensal vou falar sobre esse tema, em breve teremos novidades tanto no blog como nas demais redes sociais.
Enfim, hoje vou comentar um pouco sobre o Janeiro Branco, sim, ai vem aquela velha pergunta? Será que ela falando certo ? Janeiro branco? Nunca Ouvi Falar? Será que isso realmente existe ou é invenção da enfermeira metida a blogueira, pois bem meus amores ele existe sim, e deve ser muito comentado nos próximos anos.
JANEIRO BRANCO

É uma campanha que pretende mobilizar e conscientizar toda a a sociedade em prol da saúde mental. O tema é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu. É preciso compreendermos e entendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, ou seja, não apenas como aquele velho rótulo imposto pela sociedade, fulano é louco, é doido, não chega perto, beltrano é doido, faz consultas com a psicologa e/ou psiquiatra, saúde mental é bem mais que isso,é um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Temos um número que cresce cada vez mais de casos de depressão ( doença do século como já citados por vários autores, inclusive um que amo de paixão o Augusto Cury), ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida.
ONDE COMEÇOU
PORQUE JANEIRO E PORQUE BRANCO
O mês de Janeiro foi escolhido por, simbólica e culturalmente, representar a renovação das esperanças, projetos e planos de vida das pessoas. A cada Janeiro, em termos simbólicos, novos horizontes se abrem à vida das pessoas, convidando-as a refletirem sobre os caminhos que já percorreram e os destinos aos quais desejam chegar. Esse convite pode ser o convite para uma vida com mais harmonia, mais propósitos e mais sentido existencial.A cor “branca” foi escolhida por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis a partir de uma “folha em branco”, um “muro em branco” ou uma “tela em branco”. Além disso, o branco, por ser a somatória de todas as cores, abre os braços para todo e qualquer projeto de vida, sempre, também, simbolizando a paz e a pureza das intenções.
SAÚDE MENTAL NÃO PRECISA SER TABU
Devo confessar a vocês que durante a graduação posso citar que o estágio em saúde mental foi um dos melhores, você aprende a lidar com seus próprios medos, inseguranças, percebe que todo mundo pode ser acometido por uma depressão ou algo mais grave, porém o que precisamos realmente é abrir os olhos, não ter medo de absorve conhecimento e deixar o preconceito de fora.Dessa forma a campanha se mostra de extrema importância não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem de sua saúde mental e seu emocional, mas num sentido mais amplo também.Infelizmente, a saúde mental ainda é cercada de muito tabu,nossa cultura foi representada assim. A maioria das pessoas acha que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura antiga e ultrapassada de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. Assim, o “louco”, era visto como inferior, sem cura, que devia ser isolado e afastado para não incomodar os saudáveis. Junto com essa fama desrespeitosa, a compressão do trabalho do psicólogo também se inferiorizou, começou-se a acreditar que essa era a profissão que cuidava só dos loucos, aqueles que deviam ficar isolados.Bom, hoje com a globalização, já temos muitos avanços e o tratamento da chamada até então “loucura” é muito mais avançado e humanizado, há ações no sentido de inserção na sociedade e não mais o contrário.
quem cuida da mente, cuida da vida!
FONTES:
http://encenasaudemental.net/narrativa/o-que-e-o-janeiro-branco/
http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/janeiro-branco-conheca-e-entenda/
janeirobranco.com.br/
www.janeirobranco.org
http://encenasaudemental.net/narrativa/o-que-e-o-janeiro-branco/
http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/janeiro-branco-conheca-e-entenda/
janeirobranco.com.br/
www.janeirobranco.org
http://encenasaudemental.net/narrativa/o-que-e-o-janeiro-branco/
POR RAQUEL BIANCA.
Muito bom! Assunto muitoooo relevante a ser discutido. Parabéns!
ResponderExcluir