Pular para o conteúdo principal

JANEIRO BRANCO #QuemCuidaDaMenteCuidaDaVida

  Boa noite meus amores, algum tempo sem postar e então vamos iniciar o ano falando sobre #SAÚDE sim, como já tinha combinado com vocês uma vez mensal vou falar sobre esse tema, em breve teremos novidades tanto no blog como nas demais redes sociais. 
      Enfim, hoje vou comentar um pouco sobre o Janeiro Branco, sim, ai vem aquela velha pergunta? Será que ela falando certo ? Janeiro branco? Nunca Ouvi Falar? Será que isso realmente existe ou é invenção da enfermeira metida a blogueira, pois bem meus amores ele existe sim, e deve ser muito comentado nos próximos anos.

                                             
                                                  JANEIRO BRANCO 

   

É uma campanha que pretende mobilizar e conscientizar toda a a sociedade em prol da saúde mental. O tema é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu. É preciso compreendermos e entendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, ou seja, não apenas como aquele velho rótulo imposto pela sociedade, fulano é louco, é doido, não chega perto, beltrano é doido, faz consultas com a psicologa e/ou psiquiatra, saúde mental é bem mais que isso,é  um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Temos um número que cresce cada vez mais de casos de depressão ( doença do século como já citados por vários autores, inclusive um que amo de paixão o Augusto Cury), ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. 


ONDE COMEÇOU

 
                      Precisamente em Janeiro de 2014, cidade de  Uberlândia|MG através da campanha que tinha por objetivo chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para a importância de todos os assuntos relacionados ao universo da Saúde – e, em especial, à Saúde Mental.









                                                           



                                           PORQUE JANEIRO E PORQUE BRANCO

       O mês de Janeiro foi escolhido por, simbólica e culturalmente, representar a renovação das esperanças, projetos e planos de vida das pessoas. A cada Janeiro, em termos simbólicos, novos horizontes se abrem à vida das pessoas, convidando-as a refletirem sobre os caminhos que já percorreram e os destinos aos quais desejam chegar. Esse convite pode ser o convite para uma vida com mais harmonia, mais propósitos e mais sentido existencial.A cor “branca” foi escolhida por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis a partir de uma “folha em branco”, um “muro em branco” ou uma “tela em branco”. Além disso, o branco, por ser a somatória de todas as cores, abre os braços para todo e qualquer projeto de vida, sempre, também, simbolizando a paz e a pureza das intenções.
                                        SAÚDE MENTAL NÃO PRECISA SER TABU
                                   
Devo confessar a vocês que durante a graduação posso citar que o estágio em saúde mental foi um dos melhores, você aprende a lidar com seus próprios medos, inseguranças, percebe que todo mundo pode ser acometido por uma depressão ou algo mais grave, porém o que precisamos realmente é abrir os olhos, não ter medo de absorve conhecimento e deixar o preconceito de fora.Dessa forma a campanha se mostra de extrema importância não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem de sua saúde mental e seu emocional, mas num sentido mais amplo também.Infelizmente, a saúde mental ainda é cercada de muito tabu,nossa cultura foi representada assim. A maioria das pessoas acha que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura antiga e ultrapassada de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. Assim, o “louco”, era visto como inferior, sem cura, que devia ser isolado e afastado para não incomodar os saudáveis. Junto com essa fama desrespeitosa, a compressão do trabalho do psicólogo também se inferiorizou, começou-se a acreditar que essa era a profissão que cuidava só dos loucos, aqueles que deviam ficar isolados.Bom, hoje com a globalização, já temos muitos  avanços e o tratamento da chamada  até então “loucura” é muito mais avançado e humanizado, há ações no sentido de inserção na sociedade e não mais o contrário.

quem cuida da mente, cuida da vida!


FONTES:
http://encenasaudemental.net/narrativa/o-que-e-o-janeiro-branco/
http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/janeiro-branco-conheca-e-entenda/
janeirobranco.com.br/
www.janeirobranco.org
http://encenasaudemental.net/narrativa/o-que-e-o-janeiro-branco/


                                               POR RAQUEL BIANCA.                        

Comentários

Postar um comentário

Comentário, elogio ou sua critica

Postagens mais visitadas deste blog

Como tirar o amarelado do solado do tênis/sapato

       Good good afternoon, que sábado ensolarado em Paulo Afonso, de queimar o juízo de um, bom o post de hoje é em relação aos nossos sapatos e tênis com solados amarelados, logo quando vi que os adidas voltavam com tudo, fui correndo atrás dos meus e quase morri de raiva quando vi a cor que eles estavam, amarelos sim, com solado amarelados, fui correndo pra o whats pergunta as tias, amigas como tirar para usa-lo, depois fui buscar na internet, achei várias coisas e vários vídeos, resenhas enfim ( não tenho foto do antes dos meus sapatos, uma pena, não pensava que podia virar post para o blog, achei algumas fotos na internet ).       Resumindo, tentei de tudo, sabe o que é tudo, paste de dente de várias marcas, nada deu certo, eis que depois de tanto procurar, achei um vídeo no youtube que ensina com vanish ( aquele que nossas mães usam pra lavar roupar ) e água oxigenada vol 40.( sim água oxigenada que usamos em tinturas de cabelos ), foi o único que deu certo. Então va

enfermagem, doces, bolos, formatura

    Sem ter o que fazer sábado a noite, resolvi procurar coisas diferentes sobre a enfermagem e doces, formaturas e tudo mais ... achei algumas fotos minhas lindas, estão ai vai algumas  .                                                      Mesa para formatura ou aniversário Adorei os brigadeiros para TPM pilulas caixinha de remédios fofo *-* qual o seu tipo sanguíneo? ameii de chocolate, adoro bolos, vou postar alguns tipos cada um tem seus detalhes todo paramentado este enfermeiro na seringa curativos (: lindinho lindo com jaleco rosa, eu quero esse *-* A Enfermagem pode ser vista de várias formas, ai vai algumas espero que gostem, beijinhos coloridos até a próxima Raquel Bianca

Look de São João - Xadrez para Gordinhas

Boa Tarde meninas, o post de hoje é super especial, foi um pedido de uma leitora, dicas de looks com roupas xadrez devido estarmos próxima do São João, para as gordinha, sim, gordinhas, que tem amor ao seu corpo, sem problemas ou neuras, depois de uma boa procurada na internet, achei looks incríveis, dando aproveitar aquela roupa usada no ano passado. Da para usar tanto para festas em família como aquela saidinha para festas tradicionais.